O inverno mal começou e você já está sentindo sua pele ressecada. Quando não há prevenção, basta o frio comum desta época chegar para notarmos sinais de que ela está ressecada como descamações e rachaduras.
Além disso, conforme explicam especialistas, é também no inverno que exageramos nos banhos longos e com temperaturas elevadas, assim como o uso de sabonetes e esponjas, o que agrava ainda mais esse quadro.
Apesar de relaxantes, essa prática reduz a barreira lípida, que nada mais é do que a camada de gordura responsável por proteger a pele, assim como pelos, unhas e glândulas.
Segundo profissionais, geralmente sentimos ressecamento, descamações e aspereza em toda a pele ou em pontos isolados, podendo haver também coceira. Conhecido como xerose ou eczema, ocorre nos braços, pernas e dorsos.
Comece agora a proteger sua pele
Os dermatologistas explicam o quadro tende a piorar quando as baixas temperaturas sofrem contrastes com ambientes aquecidos e a diminuição da umidade do ar. Então, para evitar ou diminuir a intensidade do problema, deve-se seguir regularmente alguns cuidados. Confira!
Banho
Apesar de difícil, evite banhos muito quentes. O ideal é que a água esteja na temperatura ambiente. Não demore muito no banho e nem exagere na quantidade. Dois banhos por dia (manhã e noite) são suficientes.
Atente-se também ao uso do sabonete. Prefira os brancos com Ph neutro, que podem ser aplicados na face, na virilha, nas axilas e nos pés. Por fim, prefira as esponjas vegetais ao invés de buchas e esfoliantes.
Hidratação
Terminado o banho, você deve hidratar a pele. Aplique hidratante em todo o corpo, dando mais atenção aos cotovelos, joelhos e as pernas, que são consideradas regiões mais secas.
Os produtos mais indicados são feitos á base de ureia, ceramidas, alfa e alfahidroxiácidos, pois devolvem a camada de proteção à pele e aos seus anexos (pelos, cabelos, unhas e glândulas).
Água
Para um bom resultado, a hidratação deve ser feita também de dentro para fora. Assim, você deve beber muita água, inclusive durante o inverno. O indicado por especialistas é beber no mínimo dois litros de água por dia.
Filtro solar
Um erro comum cometido pelas pessoas é abolir o uso do filtro solar nesta época do ano. O produto deve fazer parte da nossa rotina, independente de ter exposição ao sol ou não.
Segundo profissionais, os raios UVA e UVB afetam a saúde da nossa pele mesmo durante o inverno, podendo ocasionar problemas como foto envelhecimento e o câncer de pele.
Tecidos
No inverno, devemos manter a pele quentinha e protegida. A dica é dar preferência por tecidos naturais, que não irão agredi-la. Tenha cuidado, inclusive, com as toalhas de banho, que devem ser macias para não machucar a pele.